Você já ouviu falar em reiki?

10:10 2 Comments A+ a-


Uma Breve Descrição


Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que igualmente promove cura. É administrado pela "imposição de mãos" e é baseado na noção de que uma invisível "energia vital" que flui através de nós e é o que nos faz estar vivo. Acredita-se que se sua "energia vital" está baixa, então você estará mais propenso a ficar doente ou sentir stress, e se sua energia vital está alta, você será capaz de ser feliz e saudável.

Foi criado em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal. Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

A palavra Reiki é feita de duas palavras japonesas - Rei que significa "sabedoria de Deus ou o Poder Superior" e Ki que é "força energia da vida". Assim, Reiki é realmente "energia vital espiritualmente guiada”.


Seus Fundamentos

Mikao Usui selecionou cinco frases de algumas linhas de ensinamentos e  as colocou na prática do Reiki.

O método

É um método simples, natural e segura de cura espiritual e auto-aperfeiçoamento que todos podem usar. Tornou-se eficaz em ajudar praticamente todas as doenças, também trabalha em conjunto com todas as outras técnicas médicas ou terapêuticas para destacar os efeitos colaterais e promover a recuperação.
Isso não quer dizer que o Reiki vá curar instantaneamente todas as doenças e seria irresponsabilidade fazer esta afirmação. Mas é certo que o tratamento com este método tem apresentado resultados surpreendentes em muitos casos, como tratamento complementar à medicina ou como a única terapia sendo administrada.

Reiki é de natureza espiritual, não é uma religião. Não tem nenhum dogma, e não há nada que você tenha que acreditar, a fim de aprender e usar Reiki. Na verdade, o Reiki não depende de nenhuma crença ou se você acredita nele ou não.


Como aprender

Para aprender essa técnica, são ministrados cursos que estão divididos em três níveis, mais o mestrado. Mas vale lembrar que não necessariamente a pessoa que começar fazendo o Reiki 1 terá que ir até o mestrado. Afinal, a ideia é cada um obedecer ao seu próprio tempo e buscar o que lhe é mais prioritário, seguindo ou não pelos níveis até o final. A partir do Reiki 1, a pessoa já é considerada reikiana e se beneficiará da técnica.

  • REIKI NÍVEL 1
Foca na própria pessoa, em especial na sua limpeza energética e equilíbrio. O iniciado aprende a prática da autoaplicação e passa pelo ritual de iniciação, o que propicia uma proteção energética, garantindo uma energia mais equilibrada e harmônica.
  • REIKI NÍVEL 2
Essa parte do curso foca nos aspectos emocionais e mentais. Atua de uma forma especial, promovendo uma transformação nos padrões emocionais e mentais da pessoa que o pratica. Não é a toa que esse nível é chamado de "transformação".
  • REIKI NÍVEL 3
 Nesse nível, o aluno já tem uma visão do quanto o Reiki passou a ser importante para si mesmo e como pode beneficiar-se com ele. Vibra-se no Amor Incondicional, que não julga e não impõe condições, que leva a vontade de passar aos outros, ajudar o próximo, fazer a diferença.
  • REIKI NÍVEL 3 MESTRADO
Foca na profundidade de conhecimento, preparando a pessoa para ser responsável pela formação de outros reikianos que queiram iniciar-se. É como uma potencialidade que poderá ser colocada em prática, mas pode também funcionar apenas na busca de conhecimentos mais profundos, assim como ver, apreender e assimilar os símbolos do nível.


Onde aprender

Se você tiver interesse uma ótima dica é ver a agenda da ASSOCIACAO DOS MESTRES E TERAPEUTAS REIKI, eles fornecem a agenda anual para praticamente todo país.


2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
17 de novembro de 2016 às 18:52 delete

Muito bom...

Reply
avatar
Florbela
AUTHOR
8 de junho de 2021 às 03:33 delete

maravilhoso saber que transforma nossos pensamentos.

Reply
avatar